top of page
  • Foto do escritorEquipe Artistas Latinas

Antigo Convento do Carmo recebe “Zonas Urbanas do Pensamento”, exposição promovida pelo Instituto Artistas Latinas que busca ampliar o diâmetro do Centro do Rio de Janeiro

As artistas Leoa e Medusa dividem o ateliê e o espaço expositivo no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro


Obra da artista Medusa | Buraco (2023) da série O preço de um Sonho, acrílica sobre tela, 60 x 70 cm

Em parceria entre o Instituto Artistas Latinas e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), o Centro Cultural PGE-RJ, localizado no antigo Convento do Carmo, recebe a exposição inédita das artistas Leoa e Medusa, “Zonas Urbanas do Pensamento”, com curadoria de Ana Carla Soler. A exposição, com abertura em 28 de fevereiro de 2024, reúne obras das pesquisas mais recentes das artistas que, além de dividirem o amor pela pintura, compartilham o ateliê, as conversas e suas investigações entre tintas e telas. 

Leoa traz em suas pinturas um olhar sagaz aos contornos que envolvem a cidade e suas arquiteturas. Trabalha na representação de paisagens em tons suaves e pinceladas marcadas, retratando o cotidiano das ruas e vielas das regiões cariocas. Seu trabalho eleva as cenas do dia-a-dia, os muros, as casas e transições de luz, como vistas dignas de se tornarem eternas nas mãos da pintora. 

Já a pintura da Medusa se situa em um híbrido entre a abstração e indícios de figurações, explorando cores e texturas. Seus trabalhos se comunicam pela linguagem dos sonhos, do espiritual, dos sentimentos e de tudo que se configura enquanto expressão sobre o que pulsa na vida.


- As artistas foram muito generosas ao compartilharem suas pesquisas recentes. Na exposição, podemos imaginar como é a atmosfera do ateliê que Leoa e Medusa compartilham. Como extensão da troca de intimidade, as artistas também gravaram as suas vozes para a exposição, apresentando destaques e histórias sobre os trabalhos - comenta a curadora Ana Carla Soler.


A exposição “Zonas Urbanas do Pensamento” é parte da programação artística do Instituto Artistas Latinas, que tem entre suas ações, uma plataforma internacional de mapeamento de artistas contemporâneas em toda a América Latina, atuando como força de inserção de artistas mulheres emergentes no sistema da Arte. Juntamente com a atuação de Cecília Fortes na curadoria do Centro Cultural PGE-RJ, a mostra entra para o calendário de exposições temporárias do espaço e fica em cartaz até 13 de abril de 2024 com visitação gratuita.


Obra da artista Leoa | Fundo de quintal (2023), acrílica sobre tela, 200 x 200 cm

SERVIÇO

Exposição Zonas Urbanas do Pensamento

Artistas: Leoa e Medusa

Curadoria: Ana Carla Soler

Data de abertura: 28 de fevereiro de 2024, das 16h às 19h

Visitação: de 29/02 à 13/04/2024, de terça-feira à sábado, das 10h às 18h.

Local: Centro Cultural PGE-RJ, antigo Convento do Carmo

Endereço: Rua Primeiro de Março, S/N, Praça XV - Centro, Rio de Janeiro

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page