Julia Murillo

Costa Rica

1986

Julia Murillo (1986) é artista visual, fotógrafa e performer costarriquenha, radicada no México. Formada em Fotografia pela Universidade Veritas em San José, Costa Rica (2012). Participou do Seminário de Fotografia Contemporânea no Centro de la Imagen na Cidade do México. Obteve uma bolsa integral dentro do programa de Estadia para a Criação Artística do Ministério das Relações Exteriores do México (2014). Murillo pertence à segunda geração da Incubadora de Fotolibros de Hydra Fotografía (2018).
O campo de trabalho da artista se desdobra através do autorretrato, tendo como referência o estudo da corporeidade. "A impossibilidade de ser visto", como a artista menciona, indaga a contemplação do corpo pelo olhar do outro e pelo desconhecimento de si, contemplando uma visão que não alcança a totalidade de sua forma. Suas imagens são encontradas dentro de um plano limpo, focalizando a pele, as manchas, os poros e suas extensões, mostrando o seu formato natural. Exemplo disso é a obra "Contacto" (2019) composta por três fotografias, as quais evidenciam três partes do corpo sob uma tensão: a força da língua, no peito e nos olhos.

A performance "Superficie" (2015-2017) é um estudo contínuo, a qual a artista explora o encontro da nudez feminina com o observador e a relação que temos com o outro. Como parte da ação, o público foi instruído a marcar o corpo da artista durante um tempo estipulado na exposição. As obras da artista são frutos de um estudo constante de construção e reconstrução do corpo. Seu trabalho está em processo, por isso a repetição é latente, tanto nas idéias que circulam em busca de novas formas, como na repetição de ações para serem fotografadas. Exemplo disso, é a série foto-performativa "Ejercicios sobre la repetición" (2020), que procura colocar o corpo como centro de estudo através da manipulação, condicionando-o às formas em que deve ser visto.

Um projeto em andamento é o “Expediente 16-020815-0042-PE”, em que a artista relata uma reclamação feita em 2016, devido a uma experiência pessoal de violência. Essa instalação abre um diálogo sobre a manifestação do abuso de um corpo, dirigindo-o em duas frentes: a desconstrução do arquivo buscando dissecá-lo e mostrando uma série de pistas e fragmentos do evento, e também, a reconstrução da memória, projetando sensações e emoções da experiência, de como se vive e sobrevive a mesma.
A artista tem participado de exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais, desde 2012. Recebeu o estímulo PECDA do estado de Guanajuato, na categoria Jovens Criadores, disciplina Artes Visuais - Fotografia 2021. Também foi beneficiada no apoio de La Nigüenta, selecionada na modalidade Arte Contemporânea, na categoria Produção de Trabalho pelo MADC em San José, Costa Rica (2020). Participou da residência Artística Rapaces "Prótesis relacionales: Un taller sobre el arte del performance y la identidad individual en un contexto social" bancada pela escola EspIRA em Carazo, Nicaragua (2015). Selecionada para participar de Trasatlántica PHE (2012). E também, possui uma obra no acervo artístico da Universidad de Guanajuato, México (2012).

Español

Julia Murillo (1986) Artista visual, fotógrafa y performer costarricense radicada en México. Licenciatura en Fotografía por la Universidad Veritas en San José, Costa Rica (2012), participación en el Seminario de Fotografía Contemporánea del Centro de la Imagen en la Ciudad de México, obtiene una beca completa dentro del programa de Estancia para Creación Artística por la Secretaría de Relaciones Exteriores de México (2014). Forma parte de la segunda generación de Incubadora de Fotolibros de Hydra Fotografía (2018). El campo de trabajo de la artista se desenvuelve por medio del autorretrato, referencia del estudio sobre la corporalidad. El cuerpo contemplado por el otro, pero desconocido por quien lo habita, "La imposibilidad de verse" como lo menciona la artista, refiriéndose a una visión que no llega a la totalidad de su forma. Sus imágenes se encuentran dentro de un plano limpio, enfocando la piel, sus manchas, sus poros, y sus extensiones, en su formato natural como en la obra "Contacto" (2019) que por medio de tres fotografías podemos captar tres partes del cuerpo bajo una tensión; la fuerza de la lengua, en el pecho y ojo.

El performance "Superficie" (2015-2017) es un estudio continuo en donde la artista explora la relación del cuerpo hacia el otro, el encuentro de la nudez de un cuerpo femenino hacia el observador que tiene la instrucción de marcar ese espacio durante un tiempo estipulado en la muestra expografica. Las obras de la artista vienen de un estudio constante de construcción y reconstrucción, su cuerpo de trabajo se encuentra de alguna u otra manera en proceso, por eso es latente la repetición, tanto de ideas que circulan buscando nuevas formas, como las repeticiones de acciones una y otra vez para ser fotografiadas como lo percibimos en el foto-performance "Ejercicios sobre la repetición" (2020), Una serie que busca colocar al cuerpo como centro para su estudio a través de la manipulación, condicionando a su vez los modos en los que se debe ser visto, como lo menciona la artista.

Uno de sus proyectos en desarrollo es Expediente 16-020815-0042-PE donde relata una denuncia realizada en el 2016 por causa de una experiencia personal de violencia. Una instalación que abre diálogo como manifestación del abuso de un cuerpo que se encamina en dos frentes: desde la deconstrucción del expediente buscando diseccionar mostrando una serie de pistas y fragmentos del evento y desde la reconstrucción de la memoria, proyectando sensaciones y emociones de cómo se vive y sobrevive una experiencia de estas.


Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

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