Alicia Leal

CUBA

1957

Alicia Leal Veloz é uma das artistas cubanas mais importantes e altamente influentes. Nascida em 1957 em Zaza del Medio, Sancti Spíritus, Cuba, formou-se em 1980 na Academia de Belas Artes San Alejandro de Havana. Leal trabalha na galeria-estúdio que compartilha com o marido, o renomado pintor Juan Moreira, localizado em El Vedado, distrito comercial central e bairro urbano de Havana.
No início, depois de se formar na Academia San Alejandro, a mais antiga escola de arte de Cuba, ela queria ser pintora expressionista, mas não conseguiu canalizar seus impulsos criativos para esse estilo. A busca por sua própria expressão pessoal a levou a uma maneira primitiva e ingênua de criar um mundo interior povoado por símbolos, contos e o desejo de se comunicar com a natureza. No trabalho de Alicia Leal, no qual se pode apreciar a apropriação da teoria medieval das cores, o layout espacial e o deleite decorativo em tecidos, pisos e cortinas remanescentes de Matisse, as mulheres desempenham um papel central, tanto como refúgio quanto na imagem recorrente do Virgem da Caridade, santa padroeira de Cuba e eterna protetora de marinheiros e pescadores sincretizados com o sensual Ochún das religiões afro-cubanas, na pungente morte de Martí, onde o apóstolo da independência cubana, nos braços de um anjo, embarca na jornada à imortalidade, nos seres voadores chagallescos, que se referem a outras dimensões diferentes do que é retratado, e até mesmo na série dedicada ao circo em que as mulheres participam de um mundo microcósmico no qual a pintora parece perceber semelhanças sutis com a sociedade, por trás do espetáculo, com luzes e máscaras.
Alicia Leal realizou exposições em Havana, Matanzas e Sancti Spíritus em Cuba, em Kuala Lumpur, Kingston, Houston e Berlim, além de participar de várias exposições coletivas internacionais. Seu trabalho faz parte de muitas coleções públicas e privadas em todo o mundo.

Fonte:

Baño de Luna

Baño de Luna

Acrílica sobre tela (2011)

Hacer el tiempo

Hacer el tiempo

Acrílica sobre tela (2009)

Sem Título

Sem Título

Acrílica sobre tela (2009)

Sem Título

Sem Título

Acrílica sobre tela (2008)

LINKS ÚTEIS:

Apoio:

© 2020 por Artistas Latinas

Site desenvolvido por Revés Produções

Esse é um projeto sem fins lucrativos

Políticas do Site

MDWDM-logo-large-1.png
UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png
HISTÓRIA_DA_PARTE_VAZADO.png

Realização:

Patrocínio:

Nós respeitamos a liberdade de expressão e advertimos que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

  • Instagram - Black Circle