Arissana Pataxó

BRASIL

1989

Arissana Pataxó (Porto Seguro, BA, 1983) é uma artista plástica formada pela Escola de Belas Artes e mestre em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia. É natural de Porto Seguro, pertence a etnia Pataxó e reside atualmente em Coroa Vermelha onde atua como professora de arte no Colégio Estadual Indígena.
A artista desenvolve uma poética sobre povos indígenas e a contemporaneidade, utilizando de diversas técnicas artísticas que possibilitam o seu trabalho, desde a pintura à fotografia.
Em 2007 realizou sua primeira exposição individual “Sob o olhar Pataxó” no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA em Salvador, Bahia. Desde então ingressou no mundo artístico com participação em diversas exposições, como o Salão Regional de Artes Visuais de Porto Seguro em 2009 (BA), a exposição internacional “Eco Arte” no Museu de Arte de Montenegro em 2011 (RS) e mais recente de 2013-2014 a exposição itinerante “Mira! Artes visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas” realizada em Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). Indicada ao Prêmio de Investigação Profissional em Arte em 2016, mais conhecido como Prêmio PIPA, foi premiada com o 2º Lugar no Pipa Online 2016.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: