Francela Carrera

GUATEMALA

1989

Natural da Guatemala, atualmente resido em Florianópolis. Morei em São Paulo por seis anos (2014-2019), onde me formei Bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes, e fiz uma extensão em Gestão Cultural na PUC. Durante este período, trabalhei em diversos projetos, entre eles, fui Assistente de Produção no Sesc Ipiranga na exposição “Fora de Moda”, da artista Karla Girotto, em 2016. No ano seguinte tive a oportunidade de ser monitora e educadora na exposição da artista Iole de Freitas, no MUBE. Em 2018, desenvolvi um projeto chamado “Cosmovision Femenina” que culminou em minha primeira exposição internacional com a participação de artistas do Brasil, México e Guatemala. A mostra foi realizada no Centro Creativo Capiusa, na Cidade da Guatemala. Em 2019 orientei e auxiliei a artista Tetê Brandolim, realizando a gestão e curadoria de suas obras e exposições, bem como a divulgação do seu trabalho em diferentes frentes. Além disso, possuo experiência em ministrar cursos de experiências artísticas com bordado e orientação profissional para artistas. Ultimamente tenho participado de algumas exposições coletivas e realizei uma exposição individual no Ateliê Terra, em São Paulo. Sou Gestora Cultural e Artista independente com atuação focada no Brasil e Guatemala. Desde 2017, desenvolvo uma pesquisa artística sobre sincretismos religiosos abarcando diferentes técnicas artísticas como gravura, pintura, instalação e performance e bordado. Em 2020, iniciei outra pesquisa sobre a história, vida e censura sobre as mulheres artistas guatemaltecas como pré-projeto para adentrar uma pós-graduação na UDESC.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: