Graciela Carnevale

ARGENTINA

1942

Nascida em 1942 na cidade de Marcos Júarez, a artista argentina Graciela Carnevale se mudou para Rosario quando era adolescente. Formou-se na Escuela de Bellas Artes da Universidade Nacional de Rosário em 1964, atuando no corpo docente da instituição desde 1985. Em 1965, participou do Grupo de Arte de Vanguardia (GAV) de Rosario, se unindo a artistas experimentais (recém-formados na Escuela de Bellas Artes) e outros artistas mais estabelecidos de Rosário, tendo esse grupo adquirido a reputação de ser um dos grupos de arte de vanguarda mais dinâmicos do país.
Em 1968, o GAV fez uma mudança dramática quando o grupo estabeleceu o Ciclo de Arte Experimental, uma série de exposições organizadas a cada duas semanas, de maio a outubro, e cada uma delas proposta pelos membros do círculo. Para sua apresentação, Carnevale organizou a Ação do Bloqueio (Lock-up action), na qual as pessoas presentes na recepção de abertura da exposição ficaram trancadas na galeria por mais de uma hora. A única maneira de se libertar da obra de arte era quebrando as janelas da galeria. Fez parte do grupo até 1969, quando o GAV se desfez.
Carnevale voltou à produção de arte em 1994, quando ingressou no Grupo Patrimonio. Desde 2003, ela e o artista Mauro Machado organizam o espaço alternativo El Levante, que oferece oficinas e residências para jovens artistas na tentativa de revigorar o cenário artístico de Rosário. No início de sua carreira, Carnevale recebeu uma bolsa do Fondo Nacional de las Artes e, em 1978, recebeu uma bolsa do British Council para cursar pós-graduação em Londres. Ela vive e trabalha em Rosário. As obras do GAV foram generosamente doadas por Carnevale ao Museu de Arte Contemporânea de Rosário, ao Migros Museum für Gegenwartskunst em Zurique e a outros museus.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: