Graciela Gutiérrez Marx

ARGENTINA

1942

Graciela Gutiérrez Marx (La Plata, 1942) é uma artista experimental e escultora, pioneira da vanguarda latino-americana.Iniciou seu trabalho nos anos sessenta associando-se à arte de ação, arte de correspondência e vários movimentos culturais, em consonância com os princípios anti-Fluxus. Se formou em escultura na Escuela Superior de Bellas Artes de La Plata, a mesma universidade que lecionou até 1976. Um ano antes disso, ela já estava envolvida no circuito internacional de arte de correspondência, participando, desde então, em mais de 400 exposições nacionais e internacionais e participando de projetos coletivos relacionados a experiências de cocriação. Entre 1976 e 1982, trabalhou com o colega artista nascido em La Plata, Edgardo Antonio Vigo, fundindo idéias e imagens e produzindo obras sob o nome G. E. Marx-Vigo.
Nesse período, participou de performances, ações coletivas e instalações com a Companhia da Terra do Malamada. Em 1984, liderou a Associação Latinoamericana e o Caribe de Artistas Corrigidos e, no mesmo ano, fundou o jornal Hoje-Hoja-Hoy, uma voz crítica contra a ditadura argentina. Em 2010, ela publicou sua tese de doutorado: Arte correo, artistas invisibles en la red postal.

Fonte:

 El tesoro de la familia

El tesoro de la familia

Enterramineto (1981 - 2013)

Grupo de familia, Reconstrucción del mito

Grupo de familia, Reconstrucción del mito

Método misto (1980)

Grupo de familia, Reconstruicción del Mito

Grupo de familia, Reconstruicción del Mito

Intervenção com Cartões Postais em Técnica Mista (1980)

El Tendero

El Tendero

Poema Colectivo (1984-2013)

LINKS ÚTEIS:

Apoio:

© 2020 por Artistas Latinas

Site desenvolvido por Revés Produções

Esse é um projeto sem fins lucrativos

Políticas do Site

MDWDM-logo-large-1.png
UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png
HISTÓRIA_DA_PARTE_VAZADO.png

Realização:

Patrocínio:

Nós respeitamos a liberdade de expressão e advertimos que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

  • Instagram - Black Circle