Gugie

BRASIL

1993

Monique Cavalcanti, Gugie, é Grafiteira, Artista Visual, natural de Brasília, DF, atualmente vive e trabalha em Florianópolis, SC. Possui formação Técnico Integrada em Eletrotécnica pelo IFSC (2012) e é bacharelanda em Artes Visuais pelo Centro de Artes da UDESC.
Como artista multimídia desenvolve sua poética em diferentes formatos: muros, telas, performance e desenho digital. Seus trabalhos abordam narrativas visuais sobre relacionamentos inter e intrapessoais, refletindo sobre convivência social, a relação consigo e com o outro. Propõe com suas criações uma estética relacional, onde o contato e interação com suas obras se traduzam em uma ativação de sensibilidade coletiva. Como pessoa negra, busca na arte produzida nas ruas um espaço de diálogo e ocupação representativa, fortalecendo uma visibilidade e sobretudo apostando em uma estética da autoestima.
Desenvolve oficinas e palestras sobre Arte, Graffiti e sua cultura, destacando as incursões já realizadas no Núcleo de Arte e Educação (2014-2017), UDESC (2015), IFSC (2016) e Senac (2016). É fundadora do Centro de Artes Urbanas - Agenda (2017) em Florianópolis, SC. Possui diversos murais pelas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e Florianópolis, nesta última destacando a homenagem a Antonieta de Barros (2019), no centro da cidade, em coautoria com Tuane Ferreira e Valdi. Em 2019 participou da 1a Bienal Black Brazil Art, com a performance “Obra de Arte”, no Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis, SC. No mesmo ano, através da curadoria de Rui Amaral protagonizou o cenário do programa "Encontro com Fátima Bernardes", na TV Globo.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: