Isis Gasparini

BRASIL

1989

Artista e professora, atua na dança e nas artes visuais, mestra em Poéticas Visuais [ECA-USP, 2017], Bacharel em Artes Plásticas e Especialista em Fotografia [FAAP, 2011 e 2013]. Bailarina com formação técnica e atuação em cias independentes.
Desenvolve projetos que tem como matérias centrais: corpo, imagem, luz, e trajeto. Pensa esses elementos como presenças que habitam exposições diversas e ativam diferentes respostas no corpo de cada espectador. Seus trabalhos articulam audiovisual, coreografia e instalações e sua pesquisa caracteriza-se pela investigação crítica e poética do corpo e seu potencial de movimento na relação com uma obra de arte ou instituição. Assume o olhar como uma performance que implica todo o corpo e investiga a constituição de espaço expositivo como um elemento determinante que interfere politicamente nas relações entre espectadores e obras de arte.
Participou de diferentes programas de Residência Artística como a Cité Internationale des Arts (Paris-França, 2014), o 7th Choreographic Coding Lab (Belo Horizonte-Brasil, 2016) e residiu por um mês em ateliê no Brooklyn (Nova York-EUA) no início de 2019. Ainda em 2019, realizou as individuais Era preciso o corpo olhar para fora no Escritório de Arte Fasam em Belo Horizonte e Norte, um pouco à Oeste na Galeria Poente em São José dos Campos. Em 2017, realizou as individuais Museu mise-en-scène na Zipper Galeria e Vértices/Vetores no EdA Espaço das Artes, São Paulo. Desde 2010, seus trabalhos participam de exposições coletivas em diversos museus e galerias no Brasil e exterior com obras que integram importantes acervos como o do MAB (Museu de Arte Brasileira-SP), MAC (Museu de Arte Contemporânea do Paraná) e Biblioteca Panizzi (Reggio Emilia-Italia).
Dedica-se ainda ao estudo de obras que aproximam dança contemporânea e artes visuais, ministra aulas e oficinas e orienta projetos. Foi artista orientadora do Programa Vocacional (2017) e em 2018 passou a integrar o corpo docente da Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal das Universidades Estácio de Sá e USCS, ministrando as disciplinas de Processo Criativo e de Composição Coreográfica.
Em sua pesquisa de corpo, dedica atenção a memória, incorporando vivências cotidianas como ferramentas no processo de criação. Elaborou estratégias de composição coreográfica por meio da criação de protocolos de observação e improvisação cênica que passam pelo estudo de Partituras e Notações Coreográficas, e pela construção de desenhos com o corpo no espaço. Como intérprete-criadora, integrou as Cias. Quadrela, Núcleo Mercearia de Ideias e T.F Cia de Dança.

Representada pela Quadra Galeria [RJ], OMA Galeria [SP] e Galeria ArteFasam [BH]

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: