Ju Morais

BRASIL

1986

Ju Morais nasceu em 1986 no Rio de Janeiro, cidade onde vive e trabalha. Bacharelada em Design de moda pelo Senai Cetiqt, estudou Indumentária na UFRJ, e atualmente é mestranda em Linguagens Visuais no PPGAV-UFRJ.

Sua investigação parte do princípio da costura como marco sociocultural na vida da mulher, compreendendo o lado político do fazer e como ele foi usado não só como forma de recamo, mas de resistência feminina e expressão artística ao longo de vários momentos da sua narrativa. É com esse pensamento que o utiliza como fio condutor das suas obras.

Refletindo a costura como todo método que usa agulha e linha, faz o uso de suas variações como: crochê, costura à máquina e bordado à mão. Busca também a utilização de objetos antigos, seja de sua família, doados, ou achados em feiras de antiguidade, brechós de igreja e centro espíritas. Esses artefatos carregam sempre uma particularidade, seja ela a carga cultural dos costumes brasileiros, a memória do tempo, o rastro do seu uso, ou até mesmo o afeto.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: