Lucy Tejada

COLOMBIA

1920 - 2011

Lucy Tejada Saenz nasceu em Pereira, Colômbia, em 1920 e morreu em Cali, Colômbia, em 2011. Ela veio de uma família de artistas (seu irmão era o pintor Hernando Tejada).Morou em Cali até 1936, mas após a morte de sua mãe, Lucy mudou-se para Bogotá para estudar na
Universidade Javeriana e se formou na Escola de Belas Artes. Ela completou seu treinamento na Academia Saint Fernando e na Escola de Artes Gráficas de Madri, Espanha. Depois de uma viagem a Guajira, no ano de 1947, ela teve sua primeira exposição. Nos anos 50, viajou por cinco anos na Europa, ficando em Madri, Paris e Bucareste, onde descobriu os grandes museus. Em seu trabalho, seus personagens, seres imaginários de olhos negros e profundos vivem em suas pinturas, que se assemelham ao mundo sonhado: um belo mundo ideal, habitado apenas por mulheres e meninos. O legado artístico é uma viagem por um mundo tricotado de sonhos, evocações e propostas originais.
Lucy Tejada expôs suas obras na América e na Europa, recebendo vários prêmios por sua obra em diferentes concursos nacionais, tendo ainda fundado, em companhia de sua família e de amigos próximos, a Fundação Lucy Tejada, com o objetivo de conservar e difundir seu trabalho e o de Hernando, seu irmão.
Desde a década de 1950, seu trabalho teve grande presença internacional, quando participou da bienal de Veneza, São Paulo, México, Córdoba-Argentina, Medellín, San Juan-Porto Rico e Habana-Cuba.
Lucy Tejada morreu em 2 de novembro de 2011. Após a morte de Tejada, e cumprindo sua vontade, a família entregou à cidade de Pereira uma coleção muito valiosa de 163 peças de seu trabalho.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: