María Izquierdo

MÉXICO

1902 - 1955

Nascida em 1902 em San Juan de los Lagos - México, Maria Izquierdo cresceu em ambiente rural e muito apegado às tradições mexicanas do Metis do século XIX, María Izquierdo foi criada por seus avós maternos. Em 1923, mudou-se com seu marido e filhos para a Cidade do México, onde ela começou seu histórico de arista profissional. De 1927 a 1928, estudou na prestigiada Academia de Belas Artes de San Carlos. Lá, ela conheceu seus mentores Diego Rivera e Rufino Tamayo.
Sempre interessada em arte, Izquierdo passou grande parte do tempo sozinha ensinando a si mesma novas técnicas artísticas. Izquierdo associou-se ao Movimiento Pro-Arte Mexicano e aos Contemporâneos. A artista é conhecida por ser a primeira mulher mexicana a ter sua obra exibida nos Estados Unidos, dedicando a sua vida e sua carreira a pintar arte que mostrava suas raízes mexicanas e se destacava entre os famosos artistas mexicanos (figura importante no mexicanismo): Diego Rivera, José Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros.
Faleceu em dezembro de 1955 na Cidade do México.

Fonte:

Autorretrato

Autorretrato

Óleo sobre tela (1940)

La niña indifférente

La niña indifférente

Óleo sobre tela (1946)

Sueño y presentimiento

Sueño y presentimiento

Óleo sobre tela (1947)

Mis sobrinas

Mis sobrinas

Óleo sobre tela (1940)

LINKS ÚTEIS:

Apoio:

© 2020 por Artistas Latinas

Site desenvolvido por Revés Produções

Esse é um projeto sem fins lucrativos

Políticas do Site

MDWDM-logo-large-1.png
UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png
HISTÓRIA_DA_PARTE_VAZADO.png

Realização:

Patrocínio:

Nós respeitamos a liberdade de expressão e advertimos que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

  • Instagram - Black Circle