top of page
  • Instagram
  • marketplace

Maria Evelia Marmolejo

COLOMBIA

1958

Nascida em 1958 em Pradera, Colômbia, María Evelia Marmolejo estudou arte na Universidade de Santiago de Cali (1978-80). Depois que Marmolejo deixou a faculdade, ela se concentrou na performance, produzindo muitos de seus trabalhos entre 1981 e 1985. Ela centrou sua arte em questões-chave: opressão política, especificamente, na Colômbia dos anos 80, condições sociais e econômicas na América Latina e questões ambientais e de gênero.
Seu trabalho é caracterizado por sua natureza ritualística e intenção feminista e política, como pode ser visto em sua primeira apresentação, Anónimo 1 (Anonymous 1, 1981), realizada na Praça do Centro Administrativo Municipal de Cali, em homenagem aos torturados e desaparecidos durante o regime de Julio César Turbay Ayala (presidente, 1978–82). Para esta performance, as feridas autoinfligidas por Marmolejo e sua subsequente cura pretendiam chamar a atenção do público a violência política predominante na época. Um exemplo-chave de seu trabalho com foco em gênero é o 11 de marzo - ritual à la menstruación (11 de março - ritual em homenagem à menstruação, 1981). A artista considera essa performance um ritual de menstruação e uma celebração do corpo feminino e da centralidade da mulher na origem da vida.
Em 1985, quando a artista estava grávida de dois meses, ela se exilou em Madri devido à turbulência política na Colômbia. Lá, estudou vídeo e televisão no Centro de Ensañanza de la Imagen. Em 12 de outubro de 1985, a artista realizou a performance América na Plaza de Colón, em Madri, para protestar contra a celebração do quinquagésimo aniversário da "descoberta" das Américas, que levou à morte de sessenta e sete milhões de indígenas como resultado do colonialismo. Uma de suas performances mais radicais é Sesquilé, realizada em 5 de dezembro de 1985, no Hospital Anglo-Americano, em Madri, onde ela propôs que o nascimento de seu filho fosse considerado uma obra de arte, apenas para ser experimentadono hospital por um pequeno grupo de pessoas. Em 1996, Marmolejo mudou-se para Nova York, onde estudou na City University of New York (BA 2003, MA 2010).
Depois de 1985, Marmolejo produziu apenas duas apresentações, em 1992 e 2004; em 2013, a artista reativou sua carreira artística e apresentou novas performances em Miami, Nova York, Milão e San Pedro La Laguna, Guatemala.

Fonte:

sobre

Cópia de LAS BANANERAS.jpg

Somos um Instituto cultural sem fins lucrativos que trabalha ativamente através do mapeamento, da difusão e do educativo voltado para trabalho de mulheres artistas visuais latino-americanas.

Conheça nosso trabalho e colabore conosco!

Parceiros

UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png

Realização

unnamed-removebg-preview.png
Brava_marca_p_b branca 02.png
1648499017098-removebg-preview.png
instituto.png

© 2020 por Instituto Artistas Latinas

Site desenvolvido por Revés Produções

Esse é um projeto sem fins lucrativos

Políticas do Site

Nós respeitamos a liberdade de expressão e advertimos que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

bottom of page