Marina Camargo

BRASIL

1980

Marina Camargo (Maceió – Brasil, 1980) teve sua formação em Porto Alegre, onde concluiu bacharelado e mestrado em Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde os anos iniciais, suas pesquisas estiveram marcadas por uma noção expandida de desenho, na qual imagem e pensamento se constituem mutuamente, assim estruturando o próprio processo de trabalho artístico. Questões relacionadas à cartografia começaram a interessá-la especialmente durante o período em que viveu em Barcelona (onde estudou Cultura Visual na Universitat de Barcelona, Espanha), quando o sentido de deslocamento físico passou a ser recorrente em seus trabalhos.
Em 2010, Camargo recebeu uma bolsa do DAAD para estudar com Peter Kogler na Akademie der Bildenden Künste em Munique, onde posteriormente conclui sua formação. Durante esse período, seu trabalho se volta para questões relacionadas a lugares específicos, explorando dimensões diversas da paisagem e da representação dos lugares (como as montanhas dos Alpes, a região dos Pampas e o Sertão do Brasil). Referências cartográficas, históricas e geográficas estão muitas vezes presentes em suas pesquisas. Seus trabalhos podem ser situados no cruzamento entre diferentes mídias ou meios como vídeo, desenho, escultura, som e instalações, sendo influenciada por questões próprias da arte conceitual, minimalismo eland art.
Marina Camargo tem participado regularmente de diversas exposições e faz parte das coleções do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), entre outras.

Fonte:

Tipografia-Urbanização

Tipografia-Urbanização

Tipografia (2007)

Ao sul (abaixo da linha do equador)

Ao sul (abaixo da linha do equador)

Mapas dobrados na linha do equador (2015)

Dez noites ao anoitecer

Dez noites ao anoitecer

Vídeo-instalação (2017)

Mapa Mole I

Mapa Mole I

Desenho recortado em borracha (2019)

Mapa Mole I

Mapa Mole I

Desenho recortado em borracha (2019)

LINKS ÚTEIS:

Apoio:

© 2020 por Artistas Latinas

Site desenvolvido por Revés Produções

Esse é um projeto sem fins lucrativos

Políticas do Site

MDWDM-logo-large-1.png
UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png
HISTÓRIA_DA_PARTE_VAZADO.png

Realização:

Patrocínio:

Nós respeitamos a liberdade de expressão e advertimos que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

  • Instagram - Black Circle