Marina Camargo

BRASIL

1980

Marina Camargo (Maceió – Brasil, 1980) teve sua formação em Porto Alegre, onde concluiu bacharelado e mestrado em Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde os anos iniciais, suas pesquisas estiveram marcadas por uma noção expandida de desenho, na qual imagem e pensamento se constituem mutuamente, assim estruturando o próprio processo de trabalho artístico. Questões relacionadas à cartografia começaram a interessá-la especialmente durante o período em que viveu em Barcelona (onde estudou Cultura Visual na Universitat de Barcelona, Espanha), quando o sentido de deslocamento físico passou a ser recorrente em seus trabalhos.
Em 2010, Camargo recebeu uma bolsa do DAAD para estudar com Peter Kogler na Akademie der Bildenden Künste em Munique, onde posteriormente conclui sua formação. Durante esse período, seu trabalho se volta para questões relacionadas a lugares específicos, explorando dimensões diversas da paisagem e da representação dos lugares (como as montanhas dos Alpes, a região dos Pampas e o Sertão do Brasil). Referências cartográficas, históricas e geográficas estão muitas vezes presentes em suas pesquisas. Seus trabalhos podem ser situados no cruzamento entre diferentes mídias ou meios como vídeo, desenho, escultura, som e instalações, sendo influenciada por questões próprias da arte conceitual, minimalismo eland art.
Marina Camargo tem participado regularmente de diversas exposições e faz parte das coleções do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), entre outras.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: