Renat Castillo

BRASIL

1992

RENAT CASTILLO [1992, SP] nasceu e vive na cidade de São Paulo. É artiste que transita entre as artes visuais e cênicas, pesquisando performatividades e espacialidades. Sua prática é um caminho não-linear entre o observar a realidade e recriá-la com o uso de elementos naturais e precários na composição de cartografias, mapas e corpografias. Para o artista, trabalhar com matéria orgânica é uma forma de rever criticamente a colonialidade do poder sobre o descartar: hábitos social que nossa sociedade contemporânea herda do modelo branco-eurocêntrico moderno que se reflete na constituição geográfica do espaço.
Castillo desenvolve uma pesquisa prática em performance, tomando o espaço público e a própria corpa como laboratório- reflexo crítico de sua formação em Arquitetura e Urbanismo [FAU-USP 2018]. Se debruça na transfiguração de símbolos, no protagonismo dos processos corporais [sangue, excretas, pêlos], relacionando-os à natureza oprimida tanto na subjetividade como no que conforma o que é público.
Também é formada em Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro [2017] e realizou intercâmbio na École Nationale Supérieure d'Architecture de Paris - La Villette [2014] onde estudou fotografia, arte e performance. Desde então desenvolve como procedimentos criativos e pedagógicos a deriva urbana, a coleta de descarte urbano e reaproveitamento de materiais. Participou da Residência Intersecções, no Memorial da Resistência de São Paulo [2018] e apresentou trabalhos na Exposição ‘Travessias Nômades’, da KA Arte e Cultura [2020], na Prague Quadrennial of Space Design and Performance e no Espaço Cultural Colabirinto [2019].

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: