Renata Crespo

CUBA

Renata Crespo é uma fotógrafa e artista visual cubana atualmente radicada em Amsterdã.
Formada em História pela Universidade de Havana em 2019, Renata estudou simultaneamente fotografia na Escola de Fotografia Criativa de Havana. Ainda estudando, em 2016 ela se inscreveu no National Geographic Photo Camp que aconteceu em novembro daquele ano, como parte das trocas culturais que foram mantidas durante o chamado ''degelo cubano'' (normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos), iniciada pelo governo Obama.
Renata cria conceitos visuais usando a fotografia como meio principal. Seu trabalho é uma projeção de suas experiências e batalhas pessoais. Ela captura com suas lentes impressões cotidianas de seu entorno, incluindo momentos pessoais e familiares. Com o frescor e o estilo agradável ela destaca a importância da felicidade em tempos turbulentos.
Sua prática tem sido reconhecida por instituições e publicações como o Rotterdam Photo Festival — ela foi selecionada para participar de sua próxima exposição, em maio próximo — e a revista de arte contemporânea Al-Tiba9, com um artigo de página inteira em sua próxima 10ª edição. . Sua arte tem sido destaque em muitas plataformas digitais com uma abordagem feminista e integracionista. Feminista , Curadoria de GIRLS e Black is Mag são algumas delas. Outro destaque recente de sua jornada foi sua inclusão no coletivo Black Women Photographers .
Renata participou de quatro exposições coletivas e realizou sua primeira individual, Unusual People , em abril de 2019. Renata faz parte da coleção de arte cubana contemporânea de Luciano Méndez desde 2015.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: