Suzana Amorim

BRASIL

Desenvolve trabalhos no campo da performance nas artes (Sobre Nossos Laços 2016, Ojos Del Toro 2017, Delirium Literarium, 2018, Insight Negro 2019), trabalhou como ilustradora em livros, desempenhou atividades como arte educadora em museus da região metropolitana do Recife. Todos seus esforços e ações estão direcionados para o desenvolvimento a partir das artes, a sustentabilidade no fazer artístico e a relação da arte com a vida como processo intrínseco.
Estudou História, Artes Visuais, Téc. em Design gráfico e Tec. em Fotografia e tratamento de imagens. Porém em 2015 abandonou definitivamente o canônico da arte que há resumia na arte educação e nos trabalhos técnicos e passou a atuar exclusivamente com seu próprio sistema de trabalho com a finalidade de desenvolvimento do poder das artes e promoção do potencial criativo.
Até então em sua vida desenvolveu diversas atividades comunitárias e artísticas, participou de residências artísticas dentro e fora do Brasil e trabalhou com organizações de feminismo negro no nordeste. Apaixonado por história e arte mas também tecnologia, com visão futurista, em meados de 2010 começou a inserir seu trabalho em plataformas de Internet. Nesta transição, deixou de mostrar seus trabalhos apenas a um grupo restrito de pessoas na cidade de Recife-PE (onde reside) e passou a ter acesso a um público global, sendo convidada a participar de peças de teatro e espetáculos musicais, o que levou seu trabalho para outros campos das artes.
Está continuamente produzindo vários trabalhos artísticos, entre eles encadernações artesanais, pinturas em telas e outros suportes, diagramação e ilustração literária, vídeos-artes, vídeo-performances, arte-postal, interpretação musical e a maioria deles disponibilizados no instagram: @suh.realista e @artepretacriativa.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: