Tatiana Ferraz

BRASIL

1974

Artista e professora universitária. Formou-se Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP em 2000. Paralelamente cursou Arquitetura e Urbanismo na FAAP (entre 1996 e 1998) e na Escola da Cidade (entre 2002 e 2007). Em 2006 obteve título de Mestre pela ECA-USP, com a dissertação “Trabalhos de escala ambiental: da escultura moderna a situações contemporâneas”, sob orientação da profa. Dra. Sônia Salzstein Goldberg. Após 8 anos, decide retomar seus estudos na universidade, ingressando no programa de pós-graduação da FAU-USP. Em 2018 obtém o título de Doutora pela FAU-USP, com a tese “Sobre atravessamentos: arte, cidade e a produção do espaço na obra de Rubens Mano”, sob orientação da profa. Dra. Ana Maria de Moraes Belluzzo.
A artista inicia sua produção no final dos anos 1990, quando passa a participar de salões e exposições coletivas. É a partir dos anos 2000 que sua prática artística se consolida. Neste período, realiza exposições individuais, participa de diversas mostras coletivas nacionais e internacionais e recebe prêmios. Ao longo desses 20 anos, a artista tem atuado na fronteira entre arte e arquitetura, com especial interesse sobre a cidade contemporânea. Desenvolve trabalhos em diversas linguagens, como instalação, intervenção, escultura, objeto, desenho, fotografia e outras tantas formas híbridas.
Em 2016, torna-se docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, onde ministra disciplinas ligadas à linguagem tridimensional e ao campo expandido da escultura. Atualmente coordena o grupo de pesquisa “O Espaço delas – mulheres artistas no tridimensional” e coordena o Museu Universitário de Arte da UFU. Também participa do grupo de pesquisa “Arte e Arquitetura” (cnpq) da FAUeD-UFU e colabora com o programa de pós-graduação da mesma faculdade.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: