Tete de Alencar

BRASIL

1977

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade John Moores (Liverpool) realizou mestrado na cidade de Londres onde trabalha nos dias atuais em seu atelier. Tete de Alencar é uma artista múltipla que investigou os campos da fotoperformance, do desenho e da escultura, muitas vezes o trânsito entre as linguagens se dá como continuidade da investigação poética da artista.
No campo poético, Tete explorou questões de gênero e indústria, a exemplo do projeto de fotoperformance Cinderela Flash que passou pelas cidades de Londres, Nova York e São Paulo experimentando roupas de alta costura, tentando exaustivamente fazer seu corpo se encaixar nas convenções de luxo. O mesmo tema aparece em seus desenhos e esculturas que complexifica a discussão de gênero enquanto estuda a linguagem artística.
Como artista, expôs individualmente em São Paulo, País de Gales, Espanha, Londres, Fortaleza e já participou de inúmeras exposições coletivas em Londres, São Paulo, Manchester, Valencia, Amman, Belém, Bogotá e outras.
Tem trabalhos em acervos públicos e privados em coleções no Brasil, Grã-Bretanha, México, Espanha, Jordânia, USA e França.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: