Yelba Ubau

NICARÁGUA

1950

Yelba Ubau nasceu em Los Guatusos, zona indígena anteriormente denominada El Papaturro na Nicarágua. Trabalhou como professora rural em uma escola pluvial em El Papaturro, tendo desenvolvido seu gosto por artes visuais a partir do contato com pintores de Solentiname. Em 1977, ela pintou sua primeira pintura: La escolita, El papaturro con fiesta de toros.
Posteriormente, outras seis pinturas foram exibidas na Sala Rodrigo Peñalba, na sede da OEA, em Manágua e na Sala de Artes Plásticas do Ministério da Cultura, publicada em um catálogo de arte. Então sua expressão plástica resgatou os costumes das ilhas e seu ambiente, sua religiosidade e sua paisagem de flora e fauna selvagens, não realistas da vida cotidiana, simples e idealizados do mundo, adoradores da natureza perdida, concebidos como idílicos desde a infância.
Participou de várias exposições coletivas, como as competições nacionais de pintura, nas quais recebeu uma menção honrosa em 1984 pelo ASTC e um prêmio especial Armando Morales, no VIII Concurso Nacional de Artes Plásticas, em 1988.

Batato

Batato

Óleo sobre tela 1989

Nua

Nua

Óleo sobre Tela 1988

AUTORRETRATO

AUTORRETRATO

Giz e pastel sobre papel 1980

Gustavo Marrone en su atelier

Gustavo Marrone en su atelier

Óleo sobre tela 1988

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

El psicoanálisis con rabia roía el cráneo por dentro y por fuera

Técnica mista sobre tela 2018

LINKS ÚTEIS:

Fonte: