Yelba Ubau

NICARÁGUA

1950

Yelba Ubau nasceu em Los Guatusos, zona indígena anteriormente denominada El Papaturro na Nicarágua. Trabalhou como professora rural em uma escola pluvial em El Papaturro, tendo desenvolvido seu gosto por artes visuais a partir do contato com pintores de Solentiname. Em 1977, ela pintou sua primeira pintura: La escolita, El papaturro con fiesta de toros.
Posteriormente, outras seis pinturas foram exibidas na Sala Rodrigo Peñalba, na sede da OEA, em Manágua e na Sala de Artes Plásticas do Ministério da Cultura, publicada em um catálogo de arte. Então sua expressão plástica resgatou os costumes das ilhas e seu ambiente, sua religiosidade e sua paisagem de flora e fauna selvagens, não realistas da vida cotidiana, simples e idealizados do mundo, adoradores da natureza perdida, concebidos como idílicos desde a infância.
Participou de várias exposições coletivas, como as competições nacionais de pintura, nas quais recebeu uma menção honrosa em 1984 pelo ASTC e um prêmio especial Armando Morales, no VIII Concurso Nacional de Artes Plásticas, em 1988.

Fonte:

Apoio:

© 2020 por Artistas Latinas

Site desenvolvido por Revés Produções

Esse é um projeto sem fins lucrativos

Políticas do Site

MDWDM-logo-large-1.png
UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png
HISTÓRIA_DA_PARTE_VAZADO.png

Realização:

Patrocínio:

Nós respeitamos a liberdade de expressão e advertimos que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

  • Instagram - Black Circle