• Equipe Artistas Latinas

Seminário O Verso da Tela, produzido por Artistas Latinas, discute outras formas do mercado de arte

Tendo como convidades Márcia Falcão, Fabian e Carol Herszenhut, o seminário discute as ramificações do mercado para além de feiras e galerias


Chegou no educativo da plataforma Artistas Latinas o seminário online "O Verso da Tela - Outras perspectivas sobre trabalho e mercado da arte" discutindo, em 3 encontros virtuais, as questões que permeiam a profissionalização da mão de obra artística pela perspectiva de diferentes profissionais do mercado. Participam, desses encontros, a artista visual Marcia Falcão, a agenciadora de artistas Carol Herszenhut e o facilitador e fundador da plataforma BRAVA, Fabian.


Os convidades

Carol Herszenhut

Carol é agente e ativista cultural, especializada na identificação de novas cenas e artistas, criando uma carreira sustentável para eles. Com MBA em Gestão Cultural pela Associação Brasileira de Gestão Cultural e Gestão e Criação Contemporânea na Casa Encendida em Madrid.

É idealizadora da Aborda, uma produtora de experiências que conecta marcas e pessoas através da arte, cultura e causas. Há 9 anos a Aborda desenvolve, idealiza e faz a curadoria de projetos culturais em todo país com marcas e instituições. Dentre outros projetos executados, está O Cluster, primeira e maior plataforma de economia criativa do Rio de Janeiro criada em 2012.




Fabian

fabian é sapatão não-binárie, vegane, não monogamique e idealizadore da BRAVA, espaço de educação que promove o compartilhamento de conhecimento dissidente, através de cursos online subversivos e com a produção de conteúdo para as redes sociais.




Márcia Falcão

Márcia Falcão é graduada em Pintura pela UFRJ. Um dos temas recorrentes em seus trabalhos tem sido a problemática feminina vista através de experiências pessoais tendo o Rio de Janeiro como cenário, ora belo e poético, ora violento e assustador. Passeando pelo grotesco assume a linguagem figurativa como meio para transmitir críticas à contemporaneidade. Para além disto, Márcia se apropria de imagens iconográficas da história da arte, buscando romper com as figurações canônicas ressignificando-as à contemporaneidade, de forma com que, na maioria das vezes, estes icones se adequem às identidades gráficas e alegorias do subúrbio. Faz parte do imaginário da artista buscar dentre acontecimentos corriqueiros no subúrbio, à signos visuais ligados a juventude, infância, festejo e maternidade, para manifestar como forma de empoderamento, a potência de seus ensaios político, estéticos, sociais e visuais. Cursou Imersões Poéticas no Paço imperial-RJ com Cadu e Marcelo Campos e cursa Conversas de Arte na EAV Parque Lage com Clarissa Diniz, Ana Miguel e Brígida Baltar.

O conceito de Verso da Tela


O conceito de "Verso da Tela", dedicado a investigar as histórias por trás das produções artísticas, foi criado pela professora Isabel Carvalho, fundadora da plataforma Um Teto Seu, dedicada a difusão de conteúdo artístico.


O seminário é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC/RJ) e o edital Cultura Presente nas Redes 2.

6 visualizações0 comentário