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Tratam-se de experiências públicas arquitetônicas e urbanas, previamente investigadas pelo desenho, que ocorrem junto aos participantes em locais de fruição livre e com uso experimental de materiais diversos. Um dos pontos mais importantes desses ateliês são os projetos, pois através destes é que se elabora a narrativa da fruição e da experimentação. Desta forma, os desenhos de esboço visam observar e propor modos de uso e possíveis relações entre as pessoas e os espaços.

Estas ações visam colaborar com a discussão sobre a importância dos espaços públicos nas cidades.  Até o momento Sophia Novaes já realizou ações na cidade de São Paulo, em locais como Museu Lasar Segall-IBRAM, Jardim da Cidade Universitária-USP Butanta e Ocupação do Ouvidor 63.

Plano de aula para aplicação do projeto em escolas

TEMA: Ateliês públicos

PÚBLICO: Crianças de 4 a 7 anos

OBJETIVO: Produzir trabalhos artísticos, utilizando diversas possibilidades de linguagens e explorando as texturas naturais de objetos e materiais; Confeccionar um trabalho artístico a partir de suas percepções (espaciais) de mundo; Reconhecer as intersecções entre arte e espaço público.

 

CONTEÚDO: Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico; Exploração do espaço natural na realização de seus projetos artísticos; Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.

 

LOCAL: Espaços externos da escola, como jardins, hortas, pátios ou demais espaços ao ar livre.

 

METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA: A aula será realizada fora de sala, sendo esta saída necessária para a aplicação efetiva da atividade. A proposta é, de maneira interdisciplinar, compreender o papel do ateliê para o artista visual. Antes do momento de saída, será realizado em conjunto um projeto das ações a serem desenvolvidas, as escolhas dos materiais, para que os alunos já possuam proximidade com as técnicas que serão desenvolvidas na atividade. Para o desenvolvimento da aula serão necessários diferentes materiais que podem ser escolhidos diretamente com os alunos: tintas, pinceis, giz de cera, folhas de papel, folhas de árvore, barbante, caixas de papelão, plástico, etc.

 

PLANO DE ATIVIDADE

1º momento: De início, em uma roda de conversa, a/o professora/or apresentará algumas imagens de ateliês de artistas famosos, explicitando para os alunos o que são os ateliês e sua importância como espaço de trabalho, explicando que, ao mesmo tempo que alguns artistas desenvolveram seus trabalhos dentro de espaços, outros criaram obras em locais abertos a partir (das percepções da natureza) (da observação sobre a forma como as pessoas se relacionam com os espaços das cidades). (Sugere-se que o grupo observe atentamente o local pensando em aspectos como: é um lugar que costumam permanecer ou somente passar rapidamente? o que tem nesse local? Há bancos de sentar... jardim? quais coisas costumam fazer ali? como por ex: brincar, correr e esperar.) Em seguida, provocará os alunos a falarem (o que seria preciso para fazerem um atelie naquele local), quais seriam os itens que constariam em seu próprio ateliê, utilizando nesse momento das imagens de planejamento do projeto feitas pela artista Sophia Novaes. Será necessário anotar todos os itens descritos pelos alunos, realizando a triagem das possibilidades e disponibilidades deles.

 

2º momento: Depois, em um outro dia e após o levantamento de todo o material, os alunos serão levados para um espaço ao ar livre da escola (e que seja preferencialmente exclusivo para a realização da atividade): pátio, horta, jardim, etc. Nesse espaço, eles ajudarão na organização dos materiais e, com mediação da/o professora/or, deverão procurar durante 1h a inspiração para criar um objeto artístico – pintura, desenho, escultura, instalação. Após o fim da atividade, todo o material deverá ser recolhido e guardado.

 

3° momento: Após o retorno a sala de aula, os alunos serão novamente dispostos em círculo e a/o professora/or provocará uma discussão sobre a participação no processo, suas principais indagações, percerpções, etc. Após essa discussão, a turma poderá planejar uma exposição com os itens realizados.

Após a aula, caso queira, compartilhe conosco a sua experiência através dos e-mails contato@artistaslatinassophiadenovaes@usp.br

Projeto "Ateliês Públicos"

Sophia Novaes

Sophia Novaes é graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP e graduada em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo. Foi bolsista pesquisadora FAPESP e CNPQ no Instituto de Estudos Brasileiros IEB USP e estagiária do Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM. Estuda a poética do espaço urbano através de desenhos e de experiências públicas nos espaços livres da cidade.

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