Artistas Brasileiras é uma série de quadrinhos biográficos e humorísticos sobre a vida de trinta mulheres nascidas até a década de 1930, incluindo representantes de todas as regiões do Brasil e diversas filiações artísticas.  

Recebeu o prêmio HQMIX 2019 na categoria Homenagem.

"

“Com seus traços, Aline Lemos promove uma importante e necessária reunião de mulheres que questionaram a noção de “gênio artístico” e resistiram a discursos que insistiam em restringi-las ao ambiente doméstico, diminuindo-as à condição de artistas “naturalmente amadoras”. Ao apresentar as biografias, sem se desviar dos impasses de delimitação de fronteiras e hierarquias entre as artes – e das marcas de classe, raça, etnia e região – Lemos sublinha a importância da produção de arte feita por (essas) mulheres. Ao mesmo tempo, aponta a relevância dos discursos produzidos por (essas) artistas para se pensar a cultura e a sociedade, ainda que nem todas tenham assumido uma postura feminista explícita. Sem cair na ingenuidade de apresentar tal edição como definitiva, e sim assumindo a meta de nos emprestar o gosto pela escavação historiográfica de mais artistas, este livro é um convite para suspeitarmos do modo como a história é contada e para nos posicionarmos diante do apagamento político das mulheres.”

(texto da quarta-capa de Roberta Barros)

"

O livro impresso está disponível para venda.

Consultar condições de venda diretamente com a autora em desalineada.tumblr.com
Encomendas: desalineada@gmail.com

Aline Lemos

Aline Lemos nasceu e reside em Belo Horizonte. É Mestre em História pela UFMG e possui formação complementar em Design Gráfico e Artes Visuais. Desde 2014, produz publicações independentes e realiza oficinas sobre o tema. Publicou nove zines e os livros "Artistas Brasileiras" (Miguilim, 2018) e FOGO FATO (Edição da Autora, 2020).

Artistas Brasileiras em Quadrinhos

Apoio:

© 2020 por Artistas Latinas

Site desenvolvido por Revés Produções

Esse é um projeto sem fins lucrativos

Políticas do Site

MDWDM-logo-large-1.png
UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png
HISTÓRIA_DA_PARTE_VAZADO.png

Realização:

Patrocínio:

Nós respeitamos a liberdade de expressão e advertimos que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

  • Instagram - Black Circle