top of page
  • Foto do escritorEquipe Artistas Latinas

A denúncia do feminicídio no Cariri cearense através do trabalho de Larissa Rachel Gomes Silva

A série Descanse em paz, teve início em 2014, durante as aulas de Gravura II, no Centro de Artes Visuais Reitora Violeta Arraes -URCA, onde me propus a estudar mais afundo temáticas relacionadas ao feminino, pois já era um assunto que estava estudando para o finalização e defesa de TCC e encontrei na disciplina novas possibilidades. Como sei a ser provocada por outro professor a pesquisar a temática da violência contra a mulher na Região do Cariri Cearense, é um tema que até hoje repercute na região, pois ainda temos registros muito altos de violência doméstica e feminicídio.

Durante a minha pesquisa me deparei com um vários casos e um blog, que hoje não está mais no ar, onde foi feito uma lista com os nomes das mulheres assassinadas na região até o ano de 2015, optei por utilizar os casos mais recentes, pois infelizmente a lista era bastante extensa.

Para realizar esse trabalho, pensei em usar a serigrafia, que estava experimentando nas aulas e como suporte pensei em algo que é bastante intimo, a lingerie, mas não queria usar peças novas, pois de certa forma elas seguiram um padrão, então realizei uma pequena campanha entre amigas e conhecidas que tivessem o interesse doar um de suas peças para participar do trabalho, foram arrecadadas 100 peças intimas, de varios tamanhos, cores e formas.

Durante o processo criativo, entre erros, acertos e outros obstáculos que surgiram durante a excursão, foram feitas 33 peças, o que foi algo muito intrigante, pois o número 3 se repete muito na minha trajetória.

A série está pausada, mas tenho a ideia de retomar o processo usando novas técnicas, para ter um número maior de peças, o primeiro processo me mostrou onde posso melhorar e assim fazer um trabalho ainda mais impactante, pois a cada minuto estamos sendo silenciadas, não podemos ser mais um número na estatística.

Larissa Rachel Gomes Silva





Descanse em paz - Gravura/Instalação - 2015

114 visualizações0 comentário
bottom of page