top of page
  • Foto do escritorEquipe Artistas Latinas

Conheça Experimentos Artísticos, projeto de arte para crianças e adolescentes do Instituto Evoé


Aulas de gamificadas, com o objetivo de despertar e aguçar o interesse de crianças e adolescentes pela arte e cultura além de usar a arte como instrumento de capacitação social. Esta é a proposta do Instituto Evoé, responsável pela gestão dos Teatros Prudential e Riachuelo, com o projeto Experimentos Artísticos. (@experimentosartisticos). Por conta da pandemia do covid-19 o projeto que antes seria presencial, migrou para o YOUTUBE, através da criação de quatro vídeo aulas, divididas por duas faixas etárias, que serão disponibilizadas ao público de ONGs, escolas, orfanatos e que também aceita inscrições individuais.

“Acreditamos que a cultura é um pilar fundamental na educação das crianças. Como no momento não podemos levar aulas para dentro das instituições, pensamos em um formato remoto com conteúdo do teatro musical apresentado de uma maneira inovadora para que despertem o interessem pela arte além de transformar a vida delas de alguma forma”, explica Aniela Jordan, diretora do Instituto Evoé.

Nas vídeo aulas, os inscritos precisam cumprir um desafio para receber o vídeo da aula seguinte. Para o grupo de até 13 anos, foram produzidas aulas inspiradas em programas infanto juvenis como “Vila Sésamo”, “Muppets” e o atual “Helpster” que contam com puppets (bonecos manipulados) como personagens fundamentais para engajar a atenção e participação das crianças. As crianças aprenderão a fazer um boneco utilizando materiais recicláveis encontrados na sua própria casa, além de aprender noções básicas de interpretação com exercícios de corpo e interpretação, construção de uma história, entre outros. O Instituto Evoé idealizou e desenvolveu os bonecos, além de criar músicas autorais para compor as aulas.

Já para o grupo a partir de 14 anos a aula terá uma linguagem informal e bem-humorada utilizando exercícios teatrais, jogos e trabalhos expressivos advindos das artes cênicas para desenvolver segurança ao falar em público, maior poder de improvisação e de persuasão, criatividade e maior rapidez de raciocínio. Além de levar arte e cultura, o objetivo é também abordar valores essenciais para estas crianças e adolescentes. “A gente acredita que a arte e a educação são as formas mais potentes de transformar uma pessoa e só as pessoas podem transformar o mundo”, diz Reiner, coordenador pedagógico.

Mais de 20 escolas, abrigos e instituições do Rio de Janeiro, e do Brasil, estão participando, como A Obra do Berço, Baianinhas da Pimpolho (Escola de Samba Grande Rio), Instituto Reação, Projeto Vinde a Mim e UPP Turano. Instituições que queiram participar do projeto podem entrar em contato com producao@instituoevoe.com.br.


Abaixo, você pode conferir em primeira mão os dois primeiros episódios lançados!


Para crianças de 6 a 13 anos


Para adolescentes a partir dos 14 anos


311 visualizações0 comentário
bottom of page