top of page
  • Foto do escritorEquipe Artistas Latinas

Gabriela Noujaim inaugura, em Brasília, primeira exposição solo

A artista carioca expõe no Museu Nacional da República de setembro a novembro de 2021.


Gabriela Noujaim - Livro Latinamerica 2020 - caixa - foto Rafael Adorján

A exposição Latinamerica é a primeira individual da artista Gabriela Noujaim em Brasília que ocorrerá no Museu Nacional da República entre os dias 17/9/2021 e 07/11/2021 e conta com a curadoria de Sissa de Assis. Composta pelo livro de artista Latinamerica 2020 contando com mais de dez gravuras expostas, instalação com 78 máscaras cirúrgicas em serigrafia com o mapa em vermelho da América Latina e textos dos Livros de artista: Latinamerica 2020 e Presente 2016. Completa a exposição o vídeo Mulheres Latinamericas 2020 (3′ 33″) presente na caixa-experiência Latinamerica 2020 - edição limitada.

O impacto negativo da pandemia nas mulheres se tornou algo latente, revelando questões extremamente urgentes na América Latina, principalmente pelas condições precárias de trabalhos informais – cuidadoras e empregadas domésticas, por exemplo, além do aumento da violência contra a mulher, somado aos casos de mortes pelo vírus entre indígenas e demais mulheres em situação de vulnerabilidade. Eis o ponto de partida de Gabriela Noujaim para a construção desta série de obras de arte que serão exibidas no Museu Nacional da República em Brasília.

No espaço expositivo encontram-se gravuras produzidas durante a pandemia que se relacionam com o corpo da artista, tendo a impressão do mapa da América Latina como marca registrada de uma identidade em forma de cicatriz na pele. Parte do conjunto de obras foi iniciado e planejado por Noujaim em abril do ano passado, quando a artista imprimiu o mapa da América Latina com a cor vermelha sobre máscaras cirúrgicas, enviando-as para profissionais da saúde e para mulheres de diversas regiões do país e de distintas áreas de atuação.

Como parte do convite da artista para participação nesta produção coletiva, as mulheres em seu ambiente de trabalho, deveriam fazer selfies com a máscara recebida e reenviá-la para a artista. Estas fotografias integram o livro de artista e o vídeo feito também em 2020, ambos ilustrados com sete relatos sobre suas experiências durante a pandemia. O resultado completo deste processo coletivo entre mulheres é a parte do livro trilíngue que integra e inspirou esta exposição.

Serviço

Exposição individual

Título: Latinamerica

Artista: Gabriela Noujaim

Curadoria: Sissa de Assis

Período de exposição: 17/9 até 07/11 no Museu Nacional da República em Brasília.

Endereço: Setor Sul, Lote 2

Próximo à rodoviário plano piloto

Brasília- DF

Visitação: Sexta-feira, Sábados e Domingos das 10h às 16h - Entrada franca/livre

64 visualizações0 comentário
bottom of page