• Equipe Artistas Latinas

Os livros de artista de Marcia Rosenberger

Desenvolvo meu trabalho com as linguagens do livro de artista, aquarela e fotocolagem.

No livro de artista encontrei um campo expandido de liberdade criativa e me encanta a flexibilidade do suporte, que possibilita alternar constantemente a forma e os materiais utilizados.

De exemplares únicos passei às edições com pequenas tiragens, todos numerados e assinados, o que me levou à criação do meu selo editorial Loreley Books.

Abordo questões relacionadas aos fluxos migratórios. Sendo descendente de família de imigrantes, pesquiso a diáspora como uma ação constante na História.

Completando a jornada migratória me detenho ao seu destino, encontrar um porto seguro e reconstruir um lar. Partindo dessa premissa, abordo a temática em meus livros, mencionando o tempo passado pelas histórias de meus ancestrais e o tempo presente, quando investigo o lugar onde habito e suas ações resultantes.

O livro Navegar (2019) traz elementos acerca dessa viagem, referindo-se aos meus antepassados portugueses e austríacos, que chegaram ao Brasil por via marítima.

Aproprio-me da frase de Fernando Pessoa, ‘Navegar é preciso’, para criar um poema visual acompanhado de imagens das ondas do mar, impressas com carimbos artesanais manualmente.

No livro casa . lar . morada (2018), represento o meu lugar de residência atual, como sendo a consequência das ações de meus avós. Neste trabalho, pesquiso dois referenciais cartográficos para determinar minha geolocalização: um mapa retirado de uma antiga lista telefônica e um segundo, atual, pesquisado no Google Maps, onde constato as alterações do bairro e mensuro a passagem do tempo.


Navegar (2019) e casa . lar . morada (2018)


O livro Lugares de memória (2014), um dos primeiros realizados, me inspirei num referencial literário o que me levou a pesquisar sobre a crítica social e os elementos culturais do século 19, por meio de autores e poetas ingleses e alemães. Esta volta ao tempo fez com que eu associasse à vida que meus antepassados levaram induzindo-me ao resgate dos registros fotográficos de família.

Lugares de memória (2014)


O livro de artista HAPPY beatiful People (2019) desenvolve temática que aborda a cidade como espaço de flagrante ao se apropriar dos personagens que por ela transitam e a relação entre observador e observado, vigilância e controle, no micro e macrocosmo, e no privado ou público. A concepção do livro surgiu a partir da observação de transeuntes, registrados em desenho à nanquim e aquarela, sempre in loco. A frase Every man is surrounded by a neighbourhood of voluntary spies, escrita por Jane Austen (1775-1817) no livro Northanger Abbey, em pleno século XIX, reafirma tal constatação que prevalece ainda nos dias atuais.

Os personagens do livro saltaram às paredes em forma de lambe-lambe e agora aparecem em uma série de miniaturas de 5x5cm.


HAPPY beatiful People (2019)



SOBRE A ARTISTA


Marcia Rosenberger

Santo André - SP (1966)


Artista visual, editora e arte-educadora. Desenvolve as linguagens da aquarela, fotocolagem e livro de artista. Em sua poética pessoal investiga os atravessamentos que perpassam o espaço urbano, a partir de suas relações entre diáspora e ocupação - quem o habita e por onde transita, pelo viés da memória e do tempo.

Formada em Artes Plásticas e Pós Graduada em Estética e História da Arte / Fatea-SP.

Recebeu acompanhamento em livro de artista de Luise Weiss e Fabíola Notari. Integra o Núcleo de Livro de Artista, na Casa Contemporânea-SP.

Em 2019 participou da Casa Parte-SP como artista residente da Casa SETE, ateliê coletivo de São Bernardo do Campo-SP. Em 2018, foi selecionada por edital do Laboratório de Artes Visuais, na OMA Galeria-SBC e em 2016, para residência artística no projeto Arte @o Centro, na cidade de Torres Vedras, Portugal; onde também ministrou oficinas delivro de artista. No mesmo ano lançou o selo editorial independente Loreley Books.

Prêmios: 2016 - Residência Artística no projeto Arte @o Centro, Torres Vedras/ Portugal 2015 - Menção Honrosa, 76º Salão Ararense de Arte Contemporânea-SP | 2014 - Prêmio Livro de Artista, 2° Salão de Outono da América Latina, São Paulo-SP.

Principais exposições coletivas: 2020 - Território da Arte de Araraquara (exposição virtual) | 2019 - Finart, Faculdades Santa Marcelina-SP | Abraço Coletivo, Ateliê 397, São Paulo-SP [curadoria Paula Borghi] | Narrar histórias, construir memórias: o livro de artista e seu processo, Centro Cultural Martha Watts, Piracicaba-SP | Casa Contemporânea_10 anos e o Livro de Artista, São Paulo-SP | 2018 - Laboratório OMA de Artes Visuais, OMA Galeria, São Bernardo do Campo-SP | 2017 - (des)limites: livro(s) de artista(s), Casa Contemporânea, São Paulo-SP | 2016 - Liberdade – um mundo sem fronteiras, Paços - Galeria Municipal, Torres Vedras / Portugal | 2015 - Memória e narrativa: o tempoespaço dos livros de artista, Fundação das Artes de SCSul-SP [co-curadoria com Fabíola Notari] | 76º Salão Ararense de Arte Contemporânea, Araras-SP | Exposição Grupo de Aquarela ‘Iole di Natale’, Fundação das Artes de São Caetano do Sul-SP [curadoria Valdo Rechelo] | 2014 - 2° Salão de Outono da América Latina, São Paulo-SP | Livros

de artista: produção, pesquisa e reflexão, Casa Contemporânea, São Paulo [curadoria Luise Weiss] | Exposição individual: 2016 - Marcia Rosenberger – Aquarelas e outras linguagens, Pinacoteca de SCSul-SP.


contato

+ 5511 99818-6754

rosenberger.marcia@gmail.com

loreleybooks.tumblr.com

@marciarosenberger

@loreleybooks

65 visualizações0 comentário