top of page
  • Foto do escritorEquipe Artistas Latinas

Pra você assistir: Aula on-line com a artista Rosana Paulino

Disponibilizada pelo Museu de Arte do Rio – MAR no YouTube, a aula fez parte do curso Arte, ação e pensamento anticoloniais, realizado no museu de 17 a 21 de setembro de 2019.


Sobre o curso: O curso Arte, ação e pensamento anticoloniais, realizado no MAR de 17 a 21 de setembro de 2019, visa promover um espaço de aprofundamento das discussões sobre a perspectiva anticolonial, nos seus diverso aspectos e de contato com a obra de escritores, artistas e poetas, homens e mulheres negros. O curso contou com a colaboração das pesquisadoras Mariah Rafaela Silva e Ana Carolina Assis, que organizaram mesas a partir de suas pesquisas acadêmicas. Constitui-se ainda como atividade de encerramento da exposição Rosana Paulino: a costura da memória, realizada pelo MAR em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, na medida em que foi desenhado a partir das questões discutidas pelo trabalho da artista; e busca dar continuidade às ações envolvidas na parceria com a FLUP – Feira Literária das Periferias, que deu origem à diversos processos de formação e ao seminário FLIP FLUP – Arte, ação, e pensamento anticoloniais.

Sobre a aula: Presença do negro nas artes visuais no ocidente: o caso brasileiro, com Rosana Paulino

O encontro tem como função discutir, de forma breve, as representações da população negra na arte do ocidente e como estas personificações ajudaram a construir um imaginário coletivo para este grupo, contribuindo, desta forma, para a instalação do racismo ou para, em alguns momentos, tornar menos ameaçadora a visão do “diferente”, visando sua acomodação à sociedade. Será dada ênfase ao desenvolvimento desta questão no Brasil. Pretende-se ainda discutir como esse imaginário sobre a população negra foi também forjado com a ajuda das artes visuais e como isto reflete, até os dias de hoje, no senso comum construído sobre negros e negras no Brasil.



Você pode conferir o curso completo no Youtube clicando aqui

52 visualizações0 comentário
bottom of page